segunda-feira, agosto 29, 2011

Dados sobre Violência contra as Mulheres

Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica.
- Machismo (46%) e alcoolismo (31%) são apontados como principais fatores que contribuem para a violência.
- 94% conhecem a Lei Maria da Penha, mas apenas 13% sabem seu conteúdo.
A maioria das pessoas (60%) pensa que, ao ser denunciado, o agressor vai preso.
- 52% acham que juízes e policiais desqualificam o problema. Esses são alguns dos achados da Pesquisa Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil, realizada pelo Instituto Avon / Ipsos entre 31 de janeiro a 10 de fevereiro de 2011.

91% dos homens dizem considerar que “bater em mulher é errado em qualquer situação”. - Uma em cada cinco mulheres consideram já ter sofrido alguma vez “algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido”.
- O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais 80% dos casos reportados. - Cerca de seis em cada sete mulheres (84%) e homens (85%) já ouviram falar da Lei Maria da Penha e cerca de quatro em cada cinco (78% e 80% respectivamente) têm uma percepção positiva da mesma.
A Pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado foi realizada em 2010 pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o SESC.

O medo continua sendo a razão principal (68%) para evitar a denúncia dos agressores. Em 66% dos casos, os responsáveis pelas agressões foram os maridos ou companheiros.
- 66% das brasileiras acham que a violência doméstica e familiar contra as mulheres aumentou, mas 60% acreditam que a proteção contra este tipo de agressão melhorou após a criação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006)
Realizado em 2011, o levantamento indica que o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha cresceu nos últimos dois anos: 98% disseram já ter ouvido falar na lei, contra 83% em 2009. 
Dados atualizados sobre Serviços de Atendimento à Mulher disponíveis no país O Brasil tem mais de 5.500 municípios e apenas:
190 Centros de Referência (atenção social, psicológica e orientação jurídica)
72 Casas Abrigo
466 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher
93 Juizados Especializadas e Varas adaptadas
57 Defensorias Especializadas
21 Promotorias Especializadas
12 Serviços de Responsabilização e Educação do Agressor
21 Promotorias/Núcleos de Gênero no Ministério Público
Fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres

Novela quer abordar violência doméstica de forma polêmica

Na novela 'Fina Estampa', a dupla Dira Paes e Alexandre Nero faz o polêmico casal Celeste e Baltazar, que trata de violência doméstica e
deve dar o que falar na trama das 21h. Ele espanca a esposa, mas
depois os dois acabam se entendendo na cama
Só de olhar o semblante de Dira Paes e Alexandre Nero nas fotos desta página dá para notar que o casal que interpretam na TV não é daqueles de fazer o público suspirar. Na primeira vez que apareceu em cena, em "Fina Estampa", Celeste, personagem de Dira, estava com o olho roxo e a boca machucada, após levar uma surra do marido Baltazar (Nero). E, ao longo dos capítulos, a coisa vai piorar. Mergulhados no tema da violência doméstica, os dois atores opinam sobre suas atitudes como marido e mulher na ficção da novela.
"Celeste é daquelas mulheres que aceitam esse tipo de sofrimento porque amam. Amam mais os maridos do que elas mesmas", explica Dira. Só para ter uma ideia, Celeste levará três surras numa única semana. Em um dos capítalos, ela explicou para a amiga Griselda (Lilia Cabral) que queria fazer um restaurante na laje de sua casa e Baltazar se exaltou. Na última quinta, ao ver a filha Solange (Carol Macedo) na TV, o motorista saiu do sério mais uma vez e deu um tapa na cara da mulher. Na sexta, mais uma briga. Para proteger a menina do pai, a dona de casa vai se jogar na frente dela e receber uma nova pancada.
Nero, por sua vez, afirma que há muito mais do que violência nessa relação: "A gente costuma explicar tudo de maneira muito maniqueísta: ela gosta de apanhar ou não. Do jeito que se fala pode parecer que as mulheres gostam de apanhar, mas não se pode negar que existem pessoas que curtem. E acredito que possa existir isso entre os dois... Eles têm uma
relação sexual muito forte". 

Ou seja, na cama, Celeste e Baltazar se resolvem. O polêmico relacionamento no horário das 21h tem tudo para virar uma grande discussão entre as famílias. "É perigoso o que vou falar, mas eu não vejo Baltazar como vilão. Parece que estou a favor dele, mas não posso julgar." E as agressões na casa de Celeste serão mais do que físicas, como adianta o ator: "Baltazar bate na mulher, na filha. Mas gravei uma cena em que ele chama a filha de piranha, vagabunda, acho esse tipo de agressão muito mais forte!"

Preparada para ser abordada por mulheres que passam por situação semelhante à de Celeste pelas ruas, Dira diz compreender por que muitas delas não se rebelam contra os maridos: "Não é fácil uma mulher que ama o marido denunciá-lo.
Ela esquece a dor por causa do sentimento. E é um problema indiferente à classe social".
Mas no que depender dela, a violência colocada em voga servirá para melhorar a situação de muitas "Celestes" do país: "A gente vai ajudar a combater isso!"


sexta-feira, agosto 26, 2011

ONG dará nome de vítima de chacina a Centro de Direitos Humanos

A ComCausa inaugurará no terraço de sua sede o ‘Espaço de convivência Raphael Silva Couto - Centro de Referência em Direitos Humanos’.

O nome éuma homenagem a uma das primeiras pessoas a serem assassinadas na Chacina da Baixada, acontecida em 31 de março de 2005. Raphael Silva era um jovem de 17anos que voltava para casa de bicicleta com seu amigo William Pereira e foi morto na Via Dutra.

Luciene Silva - Mãe Raphael
Caminhada Seis anos Chacina da Baixada - ComCausa
Segundo o coordenador da ComCausa, Adriano Dias, “a proposta é que o Espaço Raphael Silva seja um local de encontro, de convivência entre pessoas, um local onde serão implementadas ações que visam a defesa e a promoção dos Direitos Humanos”, e completa, “É também uma homenagem para todas as vitimas da violência na Baixada. Infelizmente depois da maior chacina do Estado [30pessoas foram baleadas por policiais, 29 morreram] nossa região continuou a ser vítima de agentes do Estado, como no recente caso do Juan”.
A ComCausa é Centro de Referência em Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República na Baixada e esta ação também está ligada também ao Ponto de Cultura da Instituição. A inauguração será no dia 31 de agosto de 2011, apartir das 18 horas, na sede da ComCausa (Rua Amine 63 - Posse - Nova Iguaçu -Rua ao Lado da 58ª. DP) e terá a presença de representantes do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); da Associação Brasileira das Organizações Não-Governamentais (ABONG); de autoridades, dos familiares de Raphael e de outras vitimas da violência.
Mais informações comcausa.org.br | 2669 0336 |  30456642| 8578 1194

quinta-feira, agosto 25, 2011

CIDADANIA NA LUTA PELO DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

VAGAS ESPECIAIS DE ESTACIONAMENTO


Nas vias públicas de Nilópolis diálogos estranhos acontecem. – Por favor essa é uma vaga especial para deficientes, por acaso está transportando alguma pessoa com deficiência? Não, minha mulher só vai demorar um minuto, afirma o usuário. O direito e o uso indevido se confunde.

A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado pelas Resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). A Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos está fazendo um trabalho intensivo de orientação e conscientização. No município de Nilópolis é obrigatório o uso da credencial para estacionar em vagas especiais.
A credencial será fornecida pela Secretaria de Transito, com o pré-cadastro na Secretaria de Cidadania para fazer o credenciamento de pessoas com deficiência ou tenham dificuldade de locomoção e que residam em Nilópolis. O uso da credencial será obrigatório tanto em áreas privadas, quanto em vagas exclusivas de estacionamento regulamentado no município e vagas nas vias públicas. Já há um estudo para a ampliação do numero de vagas especiais.
Ao usar uma vaga especial o motorista deverá deixar a credencial no painel do carro, com frente voltada para cima. A credencial também deve ser apresentada sempre que solicitado pela fiscalização. No caso do estacionamento regulamentado a credencial garante a vaga, mas não exime o usuário do pagamento. Assim, nestas vagas será necessário deixar no painel a credencial.
Para quem descumprir a lei, parando nas vagas sem estar com a credencial ou, pior ainda, para quem não é idoso ou deficiente e insistir em usar as vagas especiais, estará sujeito a multa e a pontos na Carteira de Habilitação.
- O deficiente em Nilópolis, tem que ser respeitado. Não adianta só ter o símbolo Internacional de Acesso, pois já descobriram que é vendido nas papelarias. E da forma que esta é crime, afirma Antônio José -Superintendente de Direitos da Pessoa com Deficiência.

Portal da Diversidade

Dia 31 de gosto será o Lançamento do Portal da Diversidade


O Portal da Diversidade do IFRJ, apoiado pelo PROEXT, articula o ensino, a pesquisa e a extensão. Estabelece fóruns de discussão, disponibiliza artigos e sugere materiais pedagógicos, para profissionais de ensino das diversas áreas do conhecimento.

Conta com colaboração nacionais e internacionais, sendo um espaço para participação ativa de pessoas e instituições.
PARTICIPE!!!!!!!!!!!!

LANÇAMENTO 31 DE AGOSTO
a partir das 14h
Salão Nobre do GRES
Beija-Flor de Nilópolis
Rua Pracinha Walace Paes Leme, 1025
Centro - Nilópolis / RJ

O que é o PROJETO CIRCUITO AFRO-NIL?

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Superintendência da Igualdade Racial e Secretaria de Educação, em parceria com o IFRJ - Campus Nilópolis tem no Projeto Circuito Afro-Nil, uma ação educativa de reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial e cultural. São quatro escolas da rede municipal, que através de aulas-passeio cultural, farão visitas guiadas aos marcos históricos que revelam a presença africana em nosso estado. Estamos fazendo valer a Lei 10.639/03, que tornou obrigatoriedade do ensino da história e cultura africanas na educação básica.

Projeto Circuito AfroNil começa nas escolas de Nilópolis

Segundo dados do censo de 2010, realizado pelo IBGE, mais de 50% da população do município de Nilópolis se declara afrodescendente. A escola de samba Beija-Flor, instituição cultural mais famosa da cidade reflete esse predomínio e, como sua principal atração turística, constantemente celebra a beleza da cultura negra em seus enredos. Esse exemplo ressalta a importância de se efetivar a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito escolar, de forma a promover o conhecimento e a valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que vinham sendo negligenciadas ao longo dos anos nos currículos. Desta forma surgiu uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nilópolis, representada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência de Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ Campus Nilópolis, integrando o Projeto Diálogos e Diversidade – Lei 10639/03, para a implementação Projeto Circuito AfroNil.

Segundo a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos Professora Nilcéa Clara Cardoso, O Projeto Circuito AfroNil é uma proposta que se alinha com os anseios de mudança da atual configuração social para um modelo em que a solidariedade, a tolerância e o respeito a diferença estejam permeando as relações em todos os aspectos da vida cotidiana.

Esta ação educativa visa contribuir para o reconhecimento e valorização da diversidade étnico-cultural existente no contexto nacional, com recorte específico para o segmento afro-brasileiro. Buscamos possibilitar aos educadores e alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Nilópolis e de Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ, Campus Nilópolis, a aquisição de conhecimentos sobre a cultura africana e afro-brasileira.
O projeto será desenvolvido em quatro escolas com alunos do 9º ano de escolas municipais de Nilópolis, alunos do ensino médio do IFRJ e educadores do ensino fundamental e médio.

Escolas escolhidas de acordo com a sua localização:
C. M. Companheiros de Maryland - Chatuba
C. M. José D´Alessandro – Cabuis
E. M. Cel. Antônio Benígno Ribeiro – Cabral
E. M. Maria da Conceição Cardoso – Nova Cidade

Atividades mensais:
Aula-passeio cultural
Oficinas
Avaliação com os docentes e equipe pedagógica das escolas

Observações:
O professor-guia é um pesquisador da cultura afro-brasileira, especialista nos assuntos relacionados ao local que será visitado.
Aula-passeio cultural é uma atividade onde o professor-guia vem até a escola em Nilópolis para dar uma aula sobre o local da visita, durante a viagem até o destino.  Lá ele promoverá diversas atividades com os alunos.


quarta-feira, agosto 24, 2011

NILÓPOLIS TERÁ SUA 1ª CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE


Bem vindos à 1ª Conferência Municipal de Juventude: Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!!



Durante o ano de 2011 jovens dos quatro cantos do Brasil, das mais variadas formas de expressão e diversas realidades sociais, participarão de espaços de discussão e diálogo sobre suas necessidades e sobre o presente e o futuro do país. Em Nilópolis não será diferente e o prefeito Sergio Sessim tem sido fundamental para que as Políticas para Juventude sejam efetivamente elaboradas e por isso foi o primeiro prefeito do Estado do Rio de Janeiro a implantar uma Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos que mantém em sua estrutura a Superintendência da Juventude. Segundo a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos professora Nilcéa Clara Cardoso, a missão da Secretaria é promover a cidadania através da participação de todos na busca de direitos, benefícios sociais, promovendo assim a igualdade tão desejada. "Dentre as várias atividades realizadas pela nossa Secretaria, estamos organizando as Conferências, já tivemos a do Idoso, da Mulher e agora chegou a vez da Juventude, é o momento de elaborarmos políticas públicas para todos estes segmentos importantíssimos para o crescimento do nosso município", explica a secretária. A Conferência acontecerá no dia 16 de setembro na Igreja do Nazareno no centro de Nilópolis das 08:00 às 18:00 horas.

Luciana Moreira
Assessoria de Gabinete
SEMUCIDH


terça-feira, agosto 23, 2011

Aconteceu em Nilópolis a 3ª Conferência Municipal de Política para Mulheres

O Prefeito Sergio Sessim elogiou a organização da 3ª Conferência
Municipal de Política para Mulheres.
A realização de mais uma conferência municipal confirmou no último dia 12 a estreita relação entre o Governo Sérgio Sessim e a sociedade civil. Dessa vez foram apresentadas e discutidas políticas públicas para garantir os direitos do sexo feminino durante a III Conferência de Políticas para as Mulheres, realizada na Igreja do Nazareno, e presidida pela superintendente Maria dos Anjos Camardella.
O prefeito Sérgio Sessim, a exemplo do que vem acontecendo em todas as outras conferências, não só esteve presente, como acompanhou a solenidade inicial e fez a abertura oficial, ao lado da deputada estadual Inês Pandeló, das secretárias da Cidadania e Direitos Humanos, Nilcéa Cardoso, de Desenvolvimento Social, Aparecida Maria Pereira, e de Fazenda, Sueli Barquetti, de alguns vereadores e ainda de representantes dos municípios de Queimados e São João de Meriti. "Destaco a importância dessa reunião porque lembro que de reuniões como essa saíram o PAC, a Rede Cegonha, as ações para garantir mobilidade e acessibilidade urbana, entre tantas outras. Espero que dessa conferência saiam propostas como essas, tão importantes para a população", disse.
 Mesmo marcada pelos discursos que destacaram tanto os avanços como o quanto ainda precisa ser feito no que se refere à igualdade de gênero, a III Conferência de Políticas para Mulheres de Nilópolis teve uma tônica diferente. Representantes de várias secretarias municipais tiveram a oportunidade de falar sobre as ações implementadas em cada uma delas que giram em torno do tema central da reunião. Assim, a pediatra Marilene Nicodemos, do Programa de Atendimento Integral a Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (Paismca), falou sobre os cuidados com a saúde e todo o trabalho de prevenção de doenças que vem sendo feito.

Já a secretária Aparecida lembrou os programas, oficinas e ações sociais que vêm dando suporte às mulheres e às famílias em geral, enquanto a professora Adriana, que representou a secretária de Educação, Eva Maria de Melo Vasconcelos, apontou as ações para o combate a evasão escolar, e Sheila Botelho, da secretaria de Emprego e Renda, mostrou a evolução da mulher no mercado de trabalho e defendeu um trabalho conjunto entre as secretarias para que a mulher nilopolitana conquiste de fato seu espaço. "Não temos como disponibilizar uma vaga de emprego para ela se ela está doente, se seu filho não estuda, se ela não é qualificada. São entraves que estamos vencendo aos poucos com ações unificadas", explicou.

A Secretária  Nilcéa foi cumprimentada por
colaboradores e amigos ao final das homenagens.

A secretária Nilcéa mostrou as estatísticas de atendimento da Casa da Mulher no primeiro semestre desse ano e a deputada Inês Pandeló, além de mostrar os avanços, afinal hoje já há um espaço para a discussão de ações e estratégias, apresentou a proposta de criação da secretaria estadual de Políticas para Mulheres, justificando que as políticas públicas precisam ser pensadas dentro das especificidades. O vereador Jorge Nei, representando a Câmara Municipal, se colocou à disposição para viabilizar todas as ações pertinentes e necessárias.
A presidente da conferência, Maria Camardella, apresentou os objetivos da conferência retomando as propostas apresentadas na reunião do ano passado e esclareceu que entre os pontos principais seria a criação do 1º Plano Municipal de Políticas de Nilópolis. Camardella, durante ainda a primeira parte da conferência, fez algumas homenagens. Antes do almoço, a plenária ainda assistiu a palestra proferida por Marcele Lima do Sudim. Na parte da tarde, foram formados os grupos de discussão, votadas as propostas e eleitos os delegados para participarem da conferência estadual que será realizada em outubro.

EM ALGUNS LUGARES ELA JÁ NÃO EXISTE MAIS

Deli, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água...


Dois  Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné.
O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.


Os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume,
no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão...

As águas do delta do rio Níger são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.

Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do desenvolvimento.

Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra. 


Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão...
VALORIZE A ÁGUA! EM ALGUNS LUGARES, ELA NÃO EXISTE MAIS...  

sexta-feira, agosto 19, 2011

Chico Alencar, Reguffe e Jean: melhores na Câmara

Chico Alencar é o mais votado pelos jornalistas pelo terceiro ano seguido. Reguffe e Jean Wyllys vêm em seguida. Romário também está entre os finalistas do Prêmio Congresso em Foco

Um parlamentar em terceiro mandato e dois estreantes na Câmara são os melhores deputados de 2011, segundo os jornalistas que cobrem o Congresso. O veterano Chico Alencar (Psol-RJ) e os novatos Reguffe (PDT-DF) e Jean Wyllys (Psol-RJ) foram os que mais bem representaram a população na Casa este ano, na avaliação da maioria dos 267 profissionais de imprensa, de 55 veículos, que votaram na primeira etapa do Prêmio Congresso em Foco.
Pelo terceiro ano consecutivo, Chico Alencar foi o mais votado na primeira fase da premiação. Ele obteve 120 votos, dois a mais que Reguffe. Jean Wyllys obteve 74 votos e ficou na terceira colocação. Os três abrem a lista dos 25 deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2011. A classificação final será definida pelo internauta, em votação que começa na internet na próxima segunda-feira (22).
A relação dos finalistas é rica em diversidade: reúne nomes de oito partidos políticos, de sete estados e do Distrito Federal. Combina lideranças do governo e da oposição. E mistura experientes congressistas como Miro Teixeira (PDT-RJ) e Roberto Freire (PPS-SP) com revelações como o ex-craque Romário (PSB-RJ) e o Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), dois debutantes na vida política. Dos 25 finalistas, nove não estavam na legislatura passada. Desses, sete são novatos na Casa.
Veja a relação dos deputados finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2011 e os votos de cada um:
Chico Alencar (Psol-RJ) – 120 votos
Reguffe (PDT-DF) – 118 votos
Jean Wyllys (Psol-RJ) – 74 votos
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) – 65 votos
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – 41 votos
ACM Neto (DEM-BA) – 37 votos
Domingos Dutra (PT-MA) – 37 votos
Ivan Valente (Psol-SP) – 36 votos
Luiza Erundina (PSB-SP) – 32 votos
Romário (PSB-RJ) – 31 votos
Erika Kokay (PT-DF) – 24 votos
Cândido Vaccarezza (PT-SP) – 22 votos
Marco Maia (PT-RS) – 20 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ) – 18 votos
Jandira Feghali (PCdoB-RJ) – 18 votos
Delegado Protógenes (PCdoB-SP) – 17 votos
Dr. Rosinha (PT-PR) – 16 votos
Duarte Nogueira (PSDB-SP)– 16 votos
Vicentinho (PT-SP) – 16 votos
Alfredo Sirkis (PV-RJ) – 15 votos
Henrique Fontana (PT-RS) – 14 votos
Carlos Sampaio (PSDB-SP) – 13 votos
Mara Gabrilli (PSDB-SP) – 12 votos
Paulo Teixeira (PT-SP) – 12 votos
Roberto Freire (PPS-SP) – 12 votos

terça-feira, agosto 16, 2011

Inauguração do primeiro Centro de Referência de combate a Homofobia na Baixada Fluminense


Hoje dia 16 de agosto de 2011 a Baixada Fluminense receberá o seu primeiro Centro de Referência de combate a Homofobia. A cerimônia de lançamento ocorre a partir das 16h, na sede do CR LGBT – Baixada I, localizada na parte superior do Restaurante Cidadão de Duque de Caxias.
ComCausa será parceira do Centro de Referência de combate a Homofobia
Em reunião com o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento, o coordenador da ComCausa, Adriano Dias, propôs o estabelecimento de cooperação mútua entre o CR LGBT – Baixada e o ‘Centro de Referência em Direitos Humanos: Direitos para Tod@s’, ação da ComCausa com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
“Temos encontrado muitos casos em nosso Centro de Referência em Direitos Humanos que são evidentemente casos de homofobia, entretanto a maioria das pessoas prefere identificar, na maioria das vezes, como um dano moral ou agressão física. Isso provoca um subregistro deste tipo de violência aqui na Baixada” – diz Adriano Dias – “Sem o mapeamento eficaz deste tipo de violência fica difícil mensurar a sua freqüência, e consequentemente, quais ações podem ser feitas para mitigar o preconceito e a violação de direitos”.
Na reunião com Claudio Nascimento, Adriano Dias propôs que a ComCausa estabeleça uma agenda de ações que auxiliem a divulgação das propostas e serviços públicos do Centro de Referência de combate a Homofobia da Baixada.
“Assim como nas outras ações da ComCausa, usaremos a transversalidade e a multisetorialidade para potencializarmos a ação dos centros de referência, tanto o CRDH da ComCausa, quanto o CR LGBT”, e completa, “Faremos o Cine Mais ComCausa, Café no Ponto, DebateQuim Cultural, os veículos de mídia do Comunicando ComCausa… o que pudermos para enfrentarmos as violências em nossa região”.
Rio sem Homofobia
Segundo o Governo do Estado, o CR LGBT – Baixada I da prosseguimento à difusão das políticas do Programa Estadual Rio sem Homofobia, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, irá inaugurar mais um Centro de Referência de Combate à Homofobia e Promoção da Cidadania LGBT (CR LGBT). Duque de Caxias será o terceiro município fluminense a ganhar uma unidade do Centro LGBT e atenderá também as regiões adjacentes.
“A inauguração de um Centro de Referência LGBT em Duque de Caxias significa uma grande vitória para uma população que tem um histórico de violência homofóbica, que vai desde agressões verbais até homicídios com requintes de crueldade. O objetivo é dar acolhimento, orientação e oferecer outros serviços a esse público, defendendo seus direitos e promovendo a cidadania; a partir da capilarização do Programa Estadual Rio sem Homofobia no interior do estado”, observa o Superintendente de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudio Nascimento.
Os Centros de Referência de Cidadania LGBT são equipamentos estaduais e integram o Programa Estadual Rio sem Homofobia – um conjunto de medidas e politicas públicas de combate à homofobia e promoção da cidadania LGBT. As unidades são compostas por profissionais de diferentes especialidades, que prestam atendimento gratuito à comunidade LGBT, como advogados, psicólogos e assistentes sociais. Os serviços vão de acolhimento, encaminhamento e esclarecimento de dúvidas até o monitoramento de políticas e demandas dessa comunidade.

Para que serve um CR LGBT?
As unidades oferecem serviços direcionados à comunidade LGBT, familiares e amigos vítimas de discriminação e violência homofóbica. Além disso, prestam orientação à sociedade em geral sobre direitos desse segmento e têm o compromisso de formar uma rede de apoio social, monitorada a partir de um banco de dados estadual. Outro objetivo do Centro é sensibilizar e capacitar gestores públicos e a sociedade local sobre homofobia e cidadania LGBT, contribuindo para a formulação e adequação de políticas a fim de incluir a população LGBT em sua perspectiva.

Programa Estadual Rio sem Homofobia
O Programa Estadual Rio sem Homofobia, coordenado pela Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, visa combater a discriminação e a violência contra LGBT e promover a cidadania desta população em todo território fluminense, respeitando as especificidades desses grupos populacionais. É através de disseminação de informações sobre direitos e sua defesa e garantiaque o programa atua no combate à homofobia;além da produção, implementação e monitoramento de políticas públicas transversais, isto é, em todas as áreas de governo, a fim de promover a cidadania LGBT. O Centro de Referência LGBT, bem como o Disque Cidadania LGBT, são serviços do Programa Estadual Rio sem Homofobia.

Quem foi Joãozinho da Goméa

Também conhecido como Pai João, Táta Londirá e Seu João da Pedra Preta, o famoso Jãozinho da Goméa nasceu em 1914, na Bahia, sendo registrado como João Alves Torres Filho. Em 1946, passa a morar no Rio de Janeiro e se estabelece na cidade de Duque de Caxias, região metropolitana da capital. Sua trajetória é constantemente tomada como referência para diferentes estudos sobre a cultura e as religiões afro-brasileiras. O pai de santo é apontado como o principal responsável por deslocar manifestações de religiosidade candomblé da periferia social para a vida cultural da cidade fluminense, projetando sua carismática figura na mídia local. Entre os anos de 1949 e 1951, Joãozinho da Goméa, já considerado o “babalaô do Brasil” assinou a seção diária Ao cair dos Búzios, do Jornal Diário Trabalhista, na qual respondia dúvidas e cartas dos leitores, levantando questões que envolviam religião, sexualidade e etnia. Famoso também em Salvador, João da Pedra Preta chegou a ser classificado por seu conterrâneo Jorge Amado como “um maravilhoso bailarino e digno de todos os palcos”, possuidor do candomblé “mais espetacular” da Bahia. Morreu em 1971.
A campanha integra o Programa Rio Sem Homofobia do Governo do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo combater a discriminação e o preconceito contra LGBT, de forma a promover a cidadania através de informações sobre direitos, atuação no combate à violência, ações na educação, cultura, assistência social, segurança, direitos humanos, sistema penitenciário,turismo, esporte e saúde, envolvendo a sociedade civil organizada e os poderes governamentais. É a primeira vez que uma campanha contra a homofobia é realizada e assinada por um Estado na América Latina.

segunda-feira, agosto 15, 2011

Alerj leva à Baixada Fluminense campanha de prevenção ao crack

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realiza hoje (13) campanha de prevenção ao crack na Baixada Fluminense. Baixada Unida no Enfrentamento ao Crack é o nome da campanha, que já percorreu os municípios de Duque de Caxias, Belford Roxo, Nilópolis e Itaguaí e, agora à tarde, encerra os trabalhos em Seropédica e Queimados.
A presidente da comissão, deputada Claise Maria Zito (PSDB-RJ), disse à Agência Brasil que todos os prefeitos da baixada aderiram à causa e viram a importância dessa união para melhorar a situação.
Ela destacou que essa integração ocorreu independentemente de siglas partidárias e vocações políticas. “Todos abraçaram (a causa), pensando no povo, nas crianças e nos adolescentes. Esse é um momento histórico para a Baixada Fluminense”.
A ideia, segundo a presidente da comissão, é promover a campanha como meio de sensibilizar as autoridades para que haja uma política comum de enfrentamento da droga. “Como presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, percebi ações isoladas. Um município fazia e outro não fazia. O combate à droga tem que ser uma ação conjunta”. A intenção de Claise é levar a campanha aos 92 municípios fluminenses.
Ela pretende mostrar também a necessidade do apoio do governo do estado à campanha. Sugeriu a criação de um Centro de Tratamento para Dependentes Químicos na baixada, que funcionaria por meio do modelo de consórcio, em que o trabalho e as obrigações são de responsabilidade de todos, incluindo os governos municipais. “O objetivo é dar um atendimento digno aos dependentes. Porque a gente fala muito da prevenção mas, depois, quando a criança ou o adolescente já está viciado, é necessário o tratamento”.
A iniciativa de hoje é um ponto de partida. “É unir forças. Porque a união faz a força. E fazer um alerta que a Baixada Fluminense está precisando de ajuda". A deputada lembrou que o crack afeta não só crianças e jovens, mas acaba por destruir toda a família. Para Claise, é preciso que sejam implantadas imediatamente políticas públicas de combate ao crack. “Não pode ficar para depois. Têm de ser políticas públicas voltadas para o social, porque a vulnerabilidade está alarmante na Baixada Fluminense. O compromisso tem de ser de toda a sociedade”, acrescentou.
A comissão pretende organizar, em 5 de novembro, o Dia Estadual de Combate ao Crack, quando deverá ser realizada uma campanha contra a droga. “Todo o estado do Rio enfrentando (o crack), numa campanha estadual. Esse é o nosso objetivo”. Até lá, serão promovidos seminários de esclarecimento e informação à população. “Temos que sair dos gabinetes e ir para as ruas. Porque é nas ruas que a gente vê a realidade”, disse.

Depende de Nós...

A MULHER FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DE UM HOMEM?


A história é verdadeira e foi contada pela própria Michelle na Readers Digest . Assim, repasso.....


Para as mulheres: valorizem a sua importância e capacidade.

Para os homens: não esqueçam de reconhecer e enaltecer o verdadeiro valor da mulher.



Numa ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu para jantar com sua esposa, Michelle,  e foram a um restaurante não muito luxuoso, porque queriam fazer algo diferente e sair da rotina.


Estando sentados à  mesa no restaurante, o dono pediu aos guarda-costas para aproximar-se e cumprimentar a primeira dama,  e assim o fez.

Quando o dono do restaurante se afastou, Obama perguntou a Michelle: Qual é o interesse deste homem em te cumprimentar?

Michele respondeu:

Acontece, que na minha adolescência, este homem foi apaixonado por mim, durante muito tempo.

Obama disse então: Ah, quer dizer que se você tivesse se casado com ele, hoje você seria dona deste restaurante?

Michelle respondeu: Não, meu querido, se eu tivesse me casado com ele, hoje ELE seria o Presidente dos Estados Unidos. 

UTILIDADE PÚBLICA NA ÁREA DA SAÚDE

VICK VAPORUB NOS PÉS! 

IMPORTANTE; É BOM SABER
Durante uma conferencia sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta
dos pés podem absorver os óleos. O exemplo consistia em colocar alho na
planta dos pés e aos 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca!
Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como
remédio para muitas coisas, desde lábios machucados até dedos dos pés
inflamados e muitas outras partes da pele. Mas nunca tínhamos escutado
sobre isto. E acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz,
apesar dos cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de
como isso acontece.
Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick
Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias.
Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em
uns 5 minutos e dará muitas horas de alivio. Funciona 100% das vezes que
se faz e é mais eficaz nas crianças. Além disso, é extremamente calmante
e reconfortante, enquanto dormem profundamente.
É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos
para as crianças tomarem a noite.
Se você tem filhos, netos ou amigos idosos, repasse esta mensagem. E se
estiver com tosse forte, comprove em você mesmo e ficará
maravilhado quando ver e sentir como funciona !
___________________________________________________________

A ERVA QUE CURA
Foi pesquisado pela USP e é válida Dr. Panuzza confirmou.

ABAIXO SEGUE COMENTÁRIO: FOLHA DE GRAVIOLA
A folha de graviola cura câncer. Segundo Evandro Romualdo, um amigo lhe
confidenciou a seguinte história:
Que sua esposa após descobrir um câncer no seio que chegou a se espalhar
pelo seu corpo,estava praticamente com os dias de sua vida contados.
Foi então,que descobriu uma publicação sobre o CHÁ DE GRAVIOLA. A
notícia estava em um site e o título do artigo é CANCER MAGIC BULLET
DISCOVERED, but drug giants hushes it up!- 10,000 times stronger than
chemotherapy with no adverse side effects...
Na reportagem eles citam o quanto o extrato da GRAVIOLA é 10.000 vezes
mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais.
Citam também a árvore como sendo encontrada na floresta Amazônica Enfim,
a esposa dele também tomou o chá, e em dois meses não tinha mais nenhuma
seqüela ou ferida. Hoje está viva e saudável!
AQUI FICA A DICA PARA QUEM PRECISAR, SE PUDER DIVULGUE, QUEM SABE ASSIM
CONSEGUIMOS AJUDAR MAIS PESSOAS COM ESSA NOVA DESCOBERTA .
ABAIXO SEGUEM OS SITES DE CONSULTA:
American College for the Advancement in
Medicine: http://www.acam.org/
American Academy of Environmental Medicine: http://www.aaem.com/
International College of Intergrative Medicine:
http://www.icimed.com/ Meridian Valley Laboratory:
http://www.meridianvalleylab.com tradutor inglês para português.
http://www.bussolaescolar.combr/tradutor.htm

O SIGNIFICADO DAS DOENÇAS!!!

I M P R E S S I O N A N T E ! ! !

Segundo a psicóloga Americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga Americana Louise L. Hay. Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:

DOENÇAS/CAUSAS:

> AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
> ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
> APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
> ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
> ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
> ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
> BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
> CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
> COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
> DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.
> DIABETES: Tristeza profunda.
> DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.
> DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.
> DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Pessoas que  procuram se apoiar nos outros.
> ENXAQUECA: Raiva reprimida.. Pessoa perfeccionista.
> FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).
> FRIGIDEZ: Medo. Negação do prazer.
> GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
> HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
> HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
> INSÔNIA: Medo, culpa.
> LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
> MENINGITE: Tumulto interior.. Falta de apoio.
> NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
> PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
> PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
> PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
> PRESSÃO BAIXA: Falta de amor quando criança. Derrotismo.
> PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
> PULMÕES: Medo de absorver a vida.
> QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
> RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
> REUMATISMO: Sentir-se vitima... Falta de amor. Amargura.
> RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
> RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
> SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
> TIREÓIDE: Humilhação.
> TUMORES: Alimentar mágoas.. Acumular remorsos.
> ÚLCERAS: Medo.. Crença de não ser bom o bastante.
> VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.
>
> Curioso não?
> Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos. Principalmente daqueles, que escondemos de nós mesmos.
>
> Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma'.
>
>Remédios indicados: Auto-estima, Perdão, *Amor*

quinta-feira, agosto 04, 2011

Inauguração da UPA marca transformação da Saúde em Nilópolis

Será inaugurada nesta sexta-feira (05) a Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) de Nilópolis. O evento acontece às 15h, na Rua Antônio Pereira, na altura da Rua João de Castro, no Bairro Cabuis. Está confirmada a presença do governador Sérgio Cabral, Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, Prefeito Sergio Sessim, secretário municipal de Saúde, Dr. Raymond Jacoub, dentre outras autoridades.
A UPA 24h é um projeto de atendimento em saúde iniciado em maio de 2007 com a inauguração da UPA Maré, no Rio de Janeiro, e escolhido pelo Governo Federal como modelo a ser adotado pelas demais unidades da Federação. A idéia é que sejam construídas 500 unidades em todo o país.
A unidade de Nilópolis, foi construída através de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal e irá ajudar a desafogar o Hospital Municipal Juscelino Kubstchek, beneficiando também os moradores dos bairros vizinhos ao município de Nilópolis que contarão com mais uma opção de atendimento.
Para o prefeito Sergio Sessim, o dia 05 será um marco na saúde do município de Nilópolis. "A UPA é apenas uma das novidades que serão implantadas na cidade, que em conjunto com a reforma do Hospital Municipal Juscelino Kubstcheck, irá melhorar as condições de atendimento aos nilopolitanos", concluiu o prefeito.

quarta-feira, agosto 03, 2011

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES DE NILÓPOLIS

Clique na imagem para aumentar
Será no próximo dia 12 de agosto das 08:00 às 18:00 horas na
Igreja do Nazareno em Nilópolis, a 3ª Conferência Municipal
de Políticas para Mulheres de Nilópolis.

Divulgue, participe, sua presença é muito importante.