terça-feira, agosto 23, 2011

Aconteceu em Nilópolis a 3ª Conferência Municipal de Política para Mulheres

O Prefeito Sergio Sessim elogiou a organização da 3ª Conferência
Municipal de Política para Mulheres.
A realização de mais uma conferência municipal confirmou no último dia 12 a estreita relação entre o Governo Sérgio Sessim e a sociedade civil. Dessa vez foram apresentadas e discutidas políticas públicas para garantir os direitos do sexo feminino durante a III Conferência de Políticas para as Mulheres, realizada na Igreja do Nazareno, e presidida pela superintendente Maria dos Anjos Camardella.
O prefeito Sérgio Sessim, a exemplo do que vem acontecendo em todas as outras conferências, não só esteve presente, como acompanhou a solenidade inicial e fez a abertura oficial, ao lado da deputada estadual Inês Pandeló, das secretárias da Cidadania e Direitos Humanos, Nilcéa Cardoso, de Desenvolvimento Social, Aparecida Maria Pereira, e de Fazenda, Sueli Barquetti, de alguns vereadores e ainda de representantes dos municípios de Queimados e São João de Meriti. "Destaco a importância dessa reunião porque lembro que de reuniões como essa saíram o PAC, a Rede Cegonha, as ações para garantir mobilidade e acessibilidade urbana, entre tantas outras. Espero que dessa conferência saiam propostas como essas, tão importantes para a população", disse.
 Mesmo marcada pelos discursos que destacaram tanto os avanços como o quanto ainda precisa ser feito no que se refere à igualdade de gênero, a III Conferência de Políticas para Mulheres de Nilópolis teve uma tônica diferente. Representantes de várias secretarias municipais tiveram a oportunidade de falar sobre as ações implementadas em cada uma delas que giram em torno do tema central da reunião. Assim, a pediatra Marilene Nicodemos, do Programa de Atendimento Integral a Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (Paismca), falou sobre os cuidados com a saúde e todo o trabalho de prevenção de doenças que vem sendo feito.

Já a secretária Aparecida lembrou os programas, oficinas e ações sociais que vêm dando suporte às mulheres e às famílias em geral, enquanto a professora Adriana, que representou a secretária de Educação, Eva Maria de Melo Vasconcelos, apontou as ações para o combate a evasão escolar, e Sheila Botelho, da secretaria de Emprego e Renda, mostrou a evolução da mulher no mercado de trabalho e defendeu um trabalho conjunto entre as secretarias para que a mulher nilopolitana conquiste de fato seu espaço. "Não temos como disponibilizar uma vaga de emprego para ela se ela está doente, se seu filho não estuda, se ela não é qualificada. São entraves que estamos vencendo aos poucos com ações unificadas", explicou.

A Secretária  Nilcéa foi cumprimentada por
colaboradores e amigos ao final das homenagens.

A secretária Nilcéa mostrou as estatísticas de atendimento da Casa da Mulher no primeiro semestre desse ano e a deputada Inês Pandeló, além de mostrar os avanços, afinal hoje já há um espaço para a discussão de ações e estratégias, apresentou a proposta de criação da secretaria estadual de Políticas para Mulheres, justificando que as políticas públicas precisam ser pensadas dentro das especificidades. O vereador Jorge Nei, representando a Câmara Municipal, se colocou à disposição para viabilizar todas as ações pertinentes e necessárias.
A presidente da conferência, Maria Camardella, apresentou os objetivos da conferência retomando as propostas apresentadas na reunião do ano passado e esclareceu que entre os pontos principais seria a criação do 1º Plano Municipal de Políticas de Nilópolis. Camardella, durante ainda a primeira parte da conferência, fez algumas homenagens. Antes do almoço, a plenária ainda assistiu a palestra proferida por Marcele Lima do Sudim. Na parte da tarde, foram formados os grupos de discussão, votadas as propostas e eleitos os delegados para participarem da conferência estadual que será realizada em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário