Segundo dados do censo de 2010, realizado pelo IBGE, mais de 50% da população do município de Nilópolis se declara afrodescendente. A escola de samba Beija-Flor, instituição cultural mais famosa da cidade reflete esse predomínio e, como sua principal atração turística, constantemente celebra a beleza da cultura negra em seus enredos. Esse exemplo ressalta a importância de se efetivar a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no âmbito escolar, de forma a promover o conhecimento e a valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, que vinham sendo negligenciadas ao longo dos anos nos currículos. Desta forma surgiu uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nilópolis, representada pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência de Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ Campus Nilópolis, integrando o Projeto Diálogos e Diversidade – Lei 10639/03, para a implementação Projeto Circuito AfroNil.
Segundo a Secretária de Cidadania e Direitos Humanos Professora Nilcéa Clara Cardoso, O Projeto Circuito AfroNil é uma proposta que se alinha com os anseios de mudança da atual configuração social para um modelo em que a solidariedade, a tolerância e o respeito a diferença estejam permeando as relações em todos os aspectos da vida cotidiana.
Esta ação educativa visa contribuir para o reconhecimento e valorização da diversidade étnico-cultural existente no contexto nacional, com recorte específico para o segmento afro-brasileiro. Buscamos possibilitar aos educadores e alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Nilópolis e de Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRJ, Campus Nilópolis, a aquisição de conhecimentos sobre a cultura africana e afro-brasileira.
O projeto será desenvolvido em quatro escolas com alunos do 9º ano de escolas municipais de Nilópolis, alunos do ensino médio do IFRJ e educadores do ensino fundamental e médio.
Escolas escolhidas de acordo com a sua localização:
C. M. Companheiros de Maryland - Chatuba
C. M. José D´Alessandro – Cabuis
E. M. Cel. Antônio Benígno Ribeiro – Cabral
E. M. Maria da Conceição Cardoso – Nova Cidade
Atividades mensais:
Aula-passeio cultural
Oficinas
Avaliação com os docentes e equipe pedagógica das escolas
Observações:
O professor-guia é um pesquisador da cultura afro-brasileira, especialista nos assuntos relacionados ao local que será visitado.
Aula-passeio cultural é uma atividade onde o professor-guia vem até a escola em Nilópolis para dar uma aula sobre o local da visita, durante a viagem até o destino. Lá ele promoverá diversas atividades com os alunos.
Gostaria de obter maiores informações sobre o projeto se possível conseguir o calendário das atividades e solicitar uma possível participação.
ResponderExcluirOlá Christiane, você poderia deixar um contato seu? Será um prazer apresentar melhor o nosso projeto. E-mail: lucianamoreira.cidadania@gmail.com
ResponderExcluir