quinta-feira, agosto 30, 2012

Prefeituras apresentam cartilhas para padronização de calçadas no III Seminário de Calçadas Acessíveis da Baixada Fluminense

O Seminário faz parte do Projeto Mobilidade
Urbana - Programa Calçada Acessível.
 
 
A Representação Regional da FIRJAN na Baixada Fluminense e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), promoveram na sexta feira, dia 24 de Agosto, o III Seminário de Calçadas Acessíveis, evento de apresentação das cartilhas de calçadas do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, elaboradas pelos municípios de Nova Iguaçu, Paracambi, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica e Japeri.

As cartilhas têm propostas e soluções para a padronização de calçadas e passeios públicos e diretrizes para garantir melhores condições de acesso e locomoção para todos os cidadãos, principalmente para os idosos e as pessoas com deficiência física ou problemas de mobilidade.
 
Mais de 70 convidados compareceram ao evento, as Secretárias Sueli Barquette (Fazenda), Miriam Urbano (Controle Interno) e Patrícia Abdalla (Obras) e alguns membros da equipe participaram de palestras sobre soluções para cidades, capacitação de mão de obra, financiamento para investimentos públicos e estudo de casos de sucesso em urbanismo. Em seguida representantes das Prefeituras apresentaram as suas cartilhas, falaram sobre o processo de elaboração e discutiram soluções.
 
O projeto começou em agosto de 2010 com reuniões para apresentar os objetivos do programa aos prefeitos das cidades e secretários das principais pastas como Obras, Cidadania, Transporte, Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Em uma segunda etapa foi realizado um workshop de capacitação técnica em todas as prefeituras, com aulas teóricas e encontros de sensibilização, como explica o arquiteto da ABCP responsável pelo projeto, Luiz Gustavo Guimarães. ”Eles se colocaram em uma situação de desvantagem, porque o deficiente está numa situação de desvantagem permanente. Eles andaram de cadeira de rodas, para simular a paraplegia e caminharam usando vendas para simular uma deficiência visual total. Fizemos um percurso pré-programado com instruções para que eles caminhassem por conta própria, de preferência em uma obra que eles tenham feito recentemente com o conceito de acessibilidade”. E a sensibilização surtiu efeito. “A experiência de sentir a cidade como uma pessoa com deficiência é algo que jamais sairá das mentes dos nossos técnicos.
 

Workshop de capacitação técnica realizado
em nossas calçadas antes das obras
 
O passo seguinte será transformar o cumprimento das regras para construção de calçadas em Lei Municipal, o que já é realidade em Nilópolis, que foi o único município participante a cumprir todas as etapas do projeto, inclusive a criação da Lei Nº 6.359/12 que dispõe sobre as calçadas.
 

A Secretária de Obras Patrícia Abdalla apresenta o
projeto de urbanização da Avenida Mirandela

Luciana Moreira pede a todos os presentes uma salva de palmas
para o Município de Nilópolis por ter sido o único dos oito
Municípios a criar a Lei que regulamenta o uso das calçadas,
tendo desta forma completado todas as etapas do programa.

 
As prefeituras já estão utilizando as diretrizes da cartilha em obras nos municípios, como a revitalização da Avenida Mirandela em Nilópolis, que teve o projeto apresentado durante o Seminário pela Secretária de Obras, Patrícia Abdalla. “A idéia é fazer um shopping a céu aberto, acessível, bem pavimentado e com conforto térmico. Já estamos pondo em prática o que esta sendo apresentado aqui. Em Nilópolis havia obras em andamento e corremos atrás para deixar esses projetos adequados” disse a secretária que recebeu a aprovação do arquiteto Luiz Gustavo da ABCP, “As calçadas da Mirandela já estão totalmente de acordo com a Cartilha”.

Ao fim do Seminário, para marcar a participação no Programa Luciana Moreira assessora da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos recebeu um troféu representando a Prefeitura de Nilópolis como destaque na elaboração da Cartilha Técnica.


Luciana Moreira (Sec. Cidadania e Dir. Humanos) recebe
o Troféu representando a Prefeitura de Nilópolis
 
Luciane dos Santos (FIRJAN), Luciana Moreira (Sec. de Cidadania),
Sueli Barquette (Secretária de Fazenda), Mirian Urbano (Secretária de Controle
Interno), Patrícia Abdalla (Secretária de Obras) e Luiz Guimarães (ABCP)
 
  
As próximas ações do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível já estão programadas, como conta Marcelo Kaiuca, Vice-presidente do conselho Regional da FIRJAN e coordenador do Projeto Mobilidade Urbana. “O objetivo é implantar esse projeto em 92 municípios do estado. A partir do ano que vem vamos trabalhar junto a Regional Baixada II da FIRJAN (Paty do Alferes, Miguel Pereira, Duque de Caxias, Belford Roxo, Magé, Guapimirim e São João de Meriti) pra cobrir toda a baixada. Depois vamos partir para outras regiões. E o projeto, pioneiro em seu formato, pode ser exportado para todo o Brasil. “Nós da ABCP queremos ‘empacotar’ o programa, desenvolver uma metodologia explicando cada fase de forma que possa ser implementado em qualquer prefeitura do Brasil” conclui Luiz Gustavo Guimarães.

quinta-feira, agosto 23, 2012

Nilópolis participa do III Seminário de Mobilidade Urbana

A Representação Regional da FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área I e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), promovem na sexta feira, dia 24 de Agosto, o III Seminário de Mobilidade Urbana, evento que apresenta as cartilhas de calçadas do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, elaborados pelos municípios de Nova Iguaçu, Paracambi, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Queimados, Seropédica e Japeri.
 
O município de Nilópolis em parceria com a FIRJAN e a ABCP vêm desenvolvendo, desde 2010, uma Cartilha Técnica Calçadas Livres - Direito de Todos que tem como maior objetivo a padronização das calçadas para acessibilidade de todos os cidadãos, principalmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Em Nilópolis, no dia 28 de junho foi criada a Lei Nº 6.359/12 que dispõe sobre o uso das calçadas, normas de contrução e recuperação do passeio público e calçadas do município, com isso, fechamos com chave de ouro a participação neste projeto maravilhoso destaca Luciana Moreira - Assessora da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos - que participou da equipe de trabalho do Projeto Mobilidade Urbana e foi a responsável pela elaboração e diagramação da Cartilha Técnica.

Foto: Calçada em Nilópolis já com o novo
piso que está reformando todas as
calçadas do centro e do entorno.
O III Seminário de Calçadas Acessíveis vai acontecer no dia 24 de agosto, sexta-feira, as 9h, no auditório do Sistema FIRJAN / Representação Regional Baixada I – Unidade do SENAI em Nova Iguaçu. Rua Gerson Chernicharo, s/nº, Bairro da Luz, Nova Iguaçu. Mais informações no telefone 0800 0231 231.

 
 







quarta-feira, agosto 15, 2012

Novo calçadão de Nilópolis aquece comércio na Baixada Fluminense



Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai ganhar , neste segundo semestre, um verdadeiro shopping a céu aberto. O novo calçadão está sendo construído num trecho de 200 metros da Avenida Mirandela, no Centro. Perspectiva de prosperidade para os comerciantes, o local será também um espaço de lazer e convívio. Por lá, passam diariamente mais de 40 mil pessoas.

O projeto é uma das várias obras que se tornam realidade em Nilópolis, graças ao repasse de mais de R$ 11 milhões do programa Somando Forças, da Secretaria de  Obras. O novo calçadão era esperado há anos. Antes ocupado desordenadamente, o trecho está sendo revitalizado pela prefeitura.

- Isso aqui parecia uma feira livre. Agora, com a rua calçada e coberta, vai ser bom para os comerciantes e moradores - afirmou o comerciante George Stefan, 59 anos.

O projeto foi desenvolvido pelo subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, em conjunto com arquitetos da Secretaria municipal de obras.

- O problema da baixada é o calor. Por isso, projetamos uma cobertura que proporcionasse proteção contra o sol e a chuva, mas que também fosse leve e arejada, além de não brigar com as fachadas das construções ao lado - disse Loureiro.

Com toda a fiação subterrânea, o calçadão será coberto e interligado, através de escada rolante, à estação da SuperVia, que também passará por completa reformulação. A via, que receberá novo mobiliário urbano, terá iluminação cênica à noite.

Parque de Gericinó ganha pista de corrida e caminhada
João Paulo Nascimento, 16 anos, é uma das quase duas mil pessoas que buscam diariamente saúde e lazer nos cerca de 600 m² do Parque Natural de Gericinó, uma das poucas áreas ambientais preservadas da Baixada.

Praças urbanizdas
A população dispõe de uma pista de caminhada e de corrida com quatro quilômetros de extensão, recentemente inaugurada. Também com aparelhos de ginástica ao ar livre, o parque ainda vai ganhar obras complementares, como uma faxa cicloviária, áreas de lazer e urbanização. 

- Está melhorando muito. Antigamente era tudo barro. O lugar é sossegado e lindo - disse João.

O parque e o calçadão não são as únicas obras do Somando Forças em Nilópolis. A Concha Acústica, que tem capacidade para receber até 20 mil pessoas em shows, feiras e exposições, já foi inaugurada.

Também foram entregues as obras de reurbanização de três praças do município. Falta apenas entregar a urbanização e o ordenamento da Praça dos Estudantes, cujas obras estão praticamente concluídas.

Leia a matéria no Diário Oficial.