quarta-feira, maio 23, 2012

Cartilha do Projeto Calçadas Acessíveis é apresentada em Nilópolis


Na última quinta-feira, 10, foi apresentada no Salão Nobre do Centro Municipal de Eventos do bairro Frigorífico, a cartilha técnica “Calçadas livres, direito de todos” do programa Calçada Acessível.

O programa que é uma parceria do sistema Firjan – Projeto Mobilidade Urbana, e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), além do apoio técnico do Núcleo pró-acesso da FAU/UFRJ, está sendo desenvolvido em nove municípios do Rio de Janeiro, sendo eles, Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, e o objetivo é proporcionar a melhoria das calçadas da cidade, com a padronização e a acessibilidade.

Além do prefeito Sérgio Sessim, estiveram presentes alguns secretários municipais, que na etapa passada do programa fizeram uma vivencia de como é andar em uma cadeira de rodas, passando pelas situações encontradas pelos portadores de deficiência física no dia-a-dia.

Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto, explicou que a cartilha de acessibilidade serve para mostrar como o projeto será aplicado na prática e ser encaminhado para proposta de lei “É uma cartilha muito completa, poucos estados no Brasil tem”, explicou ele.
 
 

Vale ressaltar que em uma pesquisa feita pelo IBGE, estes nove municípios da baixada totalizam uma média de 146.708 mil pessoas com deficiência, que é o público alvo do programa. Também foi marcado para o dia 1º de junho um seminário na cidade para a população. “Hoje Nilópolis deu um passo definitivo para enfrentar esse grande problema de acessibilidade”, comemorou o Prefeito Sérgio Sessim.

Desde 2009, a Prefeitura vem padronizando as calçadas do município, sempre priorizando a acessibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário