quarta-feira, março 28, 2012

Em Nilópolis as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher só terminam dia 29 de março.

Amanhã dia 29 de março acontece o último evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no município de Nilópolis. A iniciativa de intensificar os encontros com as mulheres nilopolitanas neste mês foi para que a sociedade tomasse a consciência de que o trabalho precisa continuar durante o ano e não só em relação a uma data específica, a proposta surgiu  da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos e da Superintendência dos Direitos da Mulher que vem realizando um trabalho incansável no que se refere principalmente as mulheres vítimas de violência doméstica.
A programação teve início no dia 8 de março quando a Casa da Mulher Nilopolitana esteve com um trabalho itinerante na praça Paulo de Frontin, informando as mulheres dos serviços que a casa realiza em atendimento social, jurídico e psicológico, sobre as oficinas de pintura em tecido, pedraria em chinelo, cabeleireiro, design de sobrancelhas, entre muitas outras atividades.



No dia 9 de março, aconteceu a celebração ecumênica na Igreja Nossa Senhora da Conceição com homenagem especial as mulheres que ao final fizeram uma caminhada em direção ao Centro Cultural para que em seguida pudessem assistir à palestra com o tema “O valor e a beleza da vida intra-uterina” ministrada pelo Dr. Claudio Campos Borges.



O encontro “Rede Mulher Juntos Já!” marcou o dia 15 de março como terceiro ato comemorativo ao mês da mulher. A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos atrelada a Superintendência da Mulher e a Casa da Mulher Nilopolitana reservou para este dia a assinatura do termo de cooperação com Gestores das Secretarias Municipal de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Emprego e Renda, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Defesa Civil, Transporte, Delegacia (57º DP), Jecrim, UPA Cabuís, Hospitais Melchiades Calazans e JK, Previnil e representantes de Entidades da Sociedade Civil e de Instituições Religiosas, que em encontros anteriores discutiram a melhor maneira de trabalharem em rede em benefício das mulheres vítimas de violência doméstica em nosso município. O termo recebeu novas alterações e foi marcada uma nova data para a assinatura do documento.


O evento do dia 22 de março foi destinado especialmente às mulheres assistidas pela Casa da Mulher Nilopolitana que tiveram a oportunidade de ouvir e falar sobre histórias de superação compartilhando com outras que ainda não se sentem preparadas para falar sobre o assunto. Após os depoimentos que foram muitos, aconteceu o momento da palestra da psicóloga e arteterapeuta Drª. Gilcéia Fernandes que teve como tema o próprio nome do evento “Mulher – Dona da sua própria superação.
 


E chegamos finalmente ao 12º Fórum de Mulheres de Nilópolis que surgiu com o objetivo de refletir e avaliar sobre os avanços e retrocessos da sociedade em relação à violência contra a mulher. O evento contará com a presença de ilustres palestrantes, espaço reservado para expositoras de artesanato, pedraria, pintura e muitas outras, além das atividades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário