A Secretaria da Cidadania, criada em abril de 2009, possui oito superintendências, coordenadas pela secretária da Cidadania, a professora Nilcéa Clara Cardoso, cidadã nilopolitana que foi vereadora por três mandatos seguidos.
Segundo Nilcéa, a missão da Secretaria é promover a cidadania através da participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. “Para atingirmos essa meta, criamos as superintendências dos Direitos da Criança e do Adolescente; da Mulher; dos Idosos; das Pessoas com Deficiência; da Juventude; de Assuntos Religiosos; da Igualdade Racial e da Inclusão Digital”, explica ela.
Todas as superintendências exercem um trabalho de incentivo às pessoas, promovendo a partir disto, a melhoria na qualidade de vida de cada cidadão, a conquista de benefícios, ao direito de ir e vir, à informação, à liberdade ideológica e religiosa, ao trabalho, às diversas formas de expressão e à igualdade racial.
Para que este projeto fosse realizado, Nilcéa ressalta que o apoio da prefeitura foi fundamental para que fosse criada a pasta. “Nilópolis é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter uma Secretaria da Cidadania. Nossa função é colocar em prática o ato de socializar”, define.
Dentre as várias atividades realizadas pela secretaria estão os seminários de Direito dos Idosos, dos Portadores de Necessidades Especiais e da Cultura Negra e o apoio à diversas festividades e eventos religiosos. Outra ação importante é a política voltada para as mulheres, onde se destaca a Casa da Mulher Nilopolitana, onde as mulheres recebem atenção especial. No imóvel da Avenida dos Expedicionários, 232, Centro, as vítimas de agressão são atendidas por psicólogos e advogados que acompanham os casos até o seu desfecho, promovendo assim a proteção e o amparo à mulher. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 2691-6887 ou pelo email cidadania@nilopolis.rj.gov.br .
Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/cidades/nilopolis/2011/07/13/nilopolis-e-o-primeiro-municipio-a-possuir-secretaria-dedicada-a-cidadania/#ixzz1SIkCgdoK
Nenhum comentário:
Postar um comentário