domingo, julho 31, 2011

SECRETARIA DE CIDADANIA DE NILÓPOLIS COMEMORA O DIA DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA E CARIBENHA


No último dia 28 de julho a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis através da Superintendência da Igualdade Racial que tem como Superintendente o Sr. Gessy Gouveia e assessora a Sra. Mara Ribeiro, lançou o Projeto Música, Musas e Memória em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho). O evento contou com a presença da atriz Léa Garcia que falou sobre as musas negras, suas dificuldades e superação. A professora Neusa das Dores Pereira Diretora Executiva da ONG Coisa de Mulher que nos deu uma aula sobre o dia 25 de julho já que foi uma das mulheres presentes no dia de sua criação. Foram homenageadas 25 mulheres de diversos segmentos com a comenda Musas Negras em Nossas Memórias, todas ficaram muito emocionadas. Estiveram presentes várias autoridades do município de Nilópolis, a Secretária de Fazenda Sueli Abrão, o Secretário de Segurança Cel. Josias, o Coordenador do CREAS Paulo Trindade, o Sr. Luiz Claudio repesentante da Secretaria de Saúde, a Secretária de Controle Interno Sra. Mirian Urbano, além de toda equipe da Secretaria de Cidadania e também de outros municípios, como a Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Dra. Rosangela da Silva Barbosa Pedra e sua Subsecretária Sra. Ivone Ricardo, o Coordenador de Educação Especial e Igualdade Racial da Secretaria de Educação Sr. Haroldo Ferreira e o Sr. Jeremias Eli Moreira Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação todos de Belford Roxo e o Comandante Belchior do Corpo de Bombeiros de Itaipu "Hoje mais uma vez reafirmamos o compromisso da administração do Prefeito Sergio Sessim com a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos e com as oito Superintendências criadas, dentre elas a de Igualdade Racial e por isso estamos retribuindo com muita seriedade e compromisso através de momentos como este." - disse emocionada a Secretária Nilcéa Clara Cardoso. Marcaram presença também . Ao final todos se confraternizaram com um delicioso coquetel.

Mara Ribeiro (Superintendência de Igualdade Racial)
Profª Nilcéa Clara Cardoso (Secretária de Cidadania
e Direitos Humanos de Nilópolis)


sexta-feira, julho 22, 2011

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE DE NITERÓI



Dia 06 de agosto acontece a IV Conferência Municipal de Juventude de Niterói !! Ela será realizada na Unilasalle (Rua Gastão Gonçalves, 79 – Santa Rosa).

Um dia antes, na sexta-feira, será realizada a Leitura e Aprovação do Regimento Interno na Câmara Municipal da Cidade, localizada na Av. Amaral Peixoto, 625 - Centro.

O tem desse ano é : ” PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ, É MEDO ”
A Conferência tem como atribuição proporcionar um espaço amplo e democrático de debates, assim como ser um canal para troca de experiências e ações conjuntas entre os diversos agentes da comunidade municipal. 

A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude desenvolverá em seus trabalhos os seguintes temas:

I – Juventude : Democracia, Participação e Desenvolvimento 
Nacional;
II – Plano Nacional de Juventude : prioridades 2011-2015;
III – Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude;
IV – Política Municipal de Juventude – perspectivas e desafios.

A Conferência Municipal de Juventude será presidida pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude (CPPJ).

Contamos com a presença e participação de todos !!

Uma ótima semana...

COORDENADORIA DE JUVENTUDE DE NITERÓI
Endereço : Av. Amaral Peixoto, 116 (403) - Centro
Telefone : (21) 2613 - 6817
cppjniteroi@gmail.com



Manifestação de combate à violência contra a mulher e contra a impunidade


Manifestação em frente a 16ª DP na Rua General Ivan Raposo, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (Fica na Avenida das Américas em frente as obras do metrô), contra o fato de liberarem o assassino da companheira Teresa Lopes de Sousa. 
Será uma manifestação pelo fim da violência contra mulher e para que mais este femicídio não fique impune! 
Será neste sábado às 15h, compareçam e divulguem!
Clique em mais!

"Mais uma mulher morta estrangulada na quarta feira. O Assassino está solto!! Por favor divulguem. 

Na madrugada do dia 20 de julho (quarta feira dessa semana) Webson Rodrigues juntado a mais de vinte anos com Teresa Lopes de Sousa de 44 anos assassinou a sangre frio a esposa e mãe de seus dois filhos na Cidade de Deus. Webson Rodrigues foi levado à delegacia de Homicídios da Barra, mas inexplicavelmente está solto às ruas. A parente da vítima pertence e é atuante na REDE FEMINISTA de Arte Urbana REDE NAMI .

A vizinha escutou barulhos de agressão e preferiu não chamar a polícia. Uma pessoa que viu a sombra do assassino estrangulando a sua esposa é que intercedeu, mas chegando na casa Teresa já estava morta.

Sei que é triste receber esse tipo de mensagem. Mas por favor, divulguem e vamos nos manifestar para que prendam o assassino e esse tipo de crime seja coibido. Antes liberavam o agressor porque batia e não matava. E agora que se mata, será liberado também? Até quando ficaremos a mercê dessas situações que desrespeitam a dignidade humana?"

Movimento Dellas

segunda-feira, julho 18, 2011

II Conferência Regional de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Proposta institui piso salarial para assistente social

18/07/2011 11:04

 

Brizza Cavalcante
Marçal Filho
Marçal Filho diz que o objetivo é proteger o trabalho do assistente social.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 264/11, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que institui piso salarial para o assistente social. A jornada de oito horas diárias e 44 semanais, de acordo com o projeto, deverá ser remunerada por R$ 960, no mínimo, a preços de junho de 2008. Esse valor será reajustado no mês da publicação da lei, conforme a variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O projeto prevê outros reajustes anuais, a partir do ano subsequente, sempre pela variação acumulada do INPC.
Compromisso
Marçal Filho diz que seu propósito é proteger o trabalho desenvolvido por esses profissionais, “cujo relevante papel é o de intervir nas relações humanas, gerindo, executando, avaliando e monitorando programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, favorecendo o acesso da população aos direitos sociais”.
O desenvolvimento dessas atividades, prossegue o deputado, exige elevado grau de responsabilidade e compromisso com a cidadania, sobretudo diante do quadro de exclusão social que atinge grande parte da população brasileira.
“Se a missão do assistente social exige engajamento na tentativa de superar esses problemas, de outro lado é dever da administração pública a busca incessante de maior proteção à saúde, à segurança e ao bem-estar do povo”, argumenta o autor do projeto.
A proposta é idêntica ao PL 4022/08, do ex-deputado Jorginho Maluly, que foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.
Em 2009, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou proposta de piso salarial de R$ 3.720 para os assistentes sociais (na época, o equivalente a oito salários mínimos), rejeitando o valor proposto por Maluly.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

sábado, julho 16, 2011

Nilópolis possui secretaria dedicada à Cidadania

A Secretaria da Cidadania, criada em abril de 2009, possui oito superintendências, coordenadas pela secretária da Cidadania, a professora Nilcéa Clara Cardoso, cidadã nilopolitana que foi vereadora por três mandatos seguidos.

Segundo Nilcéa, a missão da Secretaria é promover a cidadania através da participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. “Para atingirmos essa meta, criamos as superintendências dos Direitos da Criança e do Adolescente; da Mulher; dos Idosos; das Pessoas com Deficiência; da Juventude; de Assuntos Religiosos; da Igualdade Racial e da Inclusão Digital”, explica ela.
Todas as superintendências exercem um trabalho de incentivo às pessoas, promovendo a partir disto, a melhoria na qualidade de vida de cada cidadão, a conquista de benefícios, ao direito de ir e vir, à informação, à liberdade ideológica e religiosa, ao trabalho, às diversas formas de expressão e à igualdade racial.
Para que este projeto fosse realizado, Nilcéa ressalta que o apoio da prefeitura foi fundamental para que fosse criada a pasta. “Nilópolis é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a ter uma Secretaria da Cidadania. Nossa função é colocar em prática o ato de socializar”, define.
Dentre as várias atividades realizadas pela secretaria estão os seminários de Direito dos Idosos, dos Portadores de Necessidades Especiais e da Cultura Negra e o apoio à diversas festividades e eventos religiosos. Outra ação importante é a política voltada para as mulheres, onde se destaca a Casa da Mulher Nilopolitana, onde as mulheres recebem atenção especial. No imóvel da Avenida dos Expedicionários, 232, Centro, as vítimas de agressão são atendidas por psicólogos e advogados que acompanham os casos até o seu desfecho, promovendo assim a proteção e o amparo à mulher. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 2691-6887 ou pelo email cidadania@nilopolis.rj.gov.br .


Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/cidades/nilopolis/2011/07/13/nilopolis-e-o-primeiro-municipio-a-possuir-secretaria-dedicada-a-cidadania/#ixzz1SIkCgdoK

quinta-feira, julho 14, 2011

Creches privadas contrariam Conselho e não fecham nas férias

Escolas infantis particulares dão recesso a educadores, mas funcionam em regime especial, diferentemente do que apoia o CNE

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo | 14/07/2011 07:00

Na semana passada, o Conselho Nacional de Educação (CNE) se posicionou favorável as férias nas escolas de educação infantil. O parecer da entidade federal foi dado após questionamento da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo que sofre processo por fechar as unidades em janeiro. Muitas instituições particulares, no entanto, mantêm-se abertas para receber alunos o ano todo.

Funcionamos de janeiro a janeiro”, explica a funcionária da escola Beija-Flor, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Crianças matriculadas em período integral têm direito ao programa especial de férias, as que costumam ficar por poucas horas precisam que as famílias paguem à parte pelo serviço considerado um adicional.
A mesma situação é encontrada nas principais capitais do País. No Rio de Janeiro, a Gente Miúda fecha apenas no Natal e no Ano-Novo, embora o período de férias das atividades pedagógicas seja maior. Em janeiro, a escola funciona no mesmo local, mas como “colônia de férias”. Na capital cearense, a Brincando e Aprendendo adota o mesmo esquema.

A escritora Vanessa Anacleto, mãe de Ernesto, de 3 anos e 10 meses, é contra o fechamento das escolas infantis. Autora do livro “Culpa de Mãe”, sobre a dificuldade das mulheres em voltar ao trabalho depois da maternidade, ela acha que escolher o período de férias para ficar com as crianças é um luxo que nem todas as famílias têm. “As instituições públicas, mais ainda, precisariam atender o ano todo. Vejo diaristas que são obrigadas a levar os filhos com elas em janeiro porque a creche fecha.”
Ela mesma, apesar de trabalhar em casa, deixa o filho estudando em tempo integral em uma instituição particular no Rio, inclusive durante o recesso pedagógico, quando as atividades são recreativas. As férias de Ernesto ocorrem junto com a dos pais, em março. “Preciso trabalhar e não tenho babá, então ele fica na escolinha das 10h às 18h”, diz.

A presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonato, questiona o uso do parecer como justificativa para fechar escolas infantis. Ela apoia o argumento usado pelo CNE de que as crianças devem ter tempo em casa com as famílias, mas diz que não se pode considerar que todas podem fazer isso. "O fato das particulares terem atividade nas férias mostra como as mães precisam ter essa alternativa. Não pode valer só para quem tem dinheiro para pagar", argumenta.
Para ela, as atividades devem ser diferentes, mas alguma alternativa precisa ser dada às mães que não têm como cuidar dos filhos. "Os pais não podem transferir toda a responsabilidade de educar para escola e deixá-lo lá o ano todo, claro, mas não dá para estabelecer um período que fecha e achar que todo mundo vai conseguir se adequar."

Reação em São Paulo
O secretário de Educação de São Paulo, principal defensor das férias, disse a demanda por creches cai muito nas férias. “Disponibilizamos 6 mil vagas este ano. No dia que tivemos maior presença, foram 411”, afirmou. Professores do Centro de Educação Infantil, Jardim Luso, visitados pelo iG na semana passada, comemoraram a decisão pela garantia das férias e por atestar que se tratam de estabelecimentos de ensino. “Creche é escola e não depósito de criança”, disse Simone do Rosário de Oliveira Silva, de 43 anos.
 

IBGE, BRB e EBC oferecem cargos com salários de até R$ 8 mil mensais

Fonte: Correio Brasiliense | 9 de julho de 2011

A semana foi recheada de novas oportunidades para quem almeja um cargo no serviço público. Somente ontem, foram abertas 4.610 vagas — 110 no Banco de Brasília (BRB) e 4,5 mil no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para temporários. Ambos oferecem cargos de nível médio e superior. A Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) lançou edital na terça-feira, com 537 vagas de níveis técnico e superior. O total de chances nos últimos dias foi de 5.147.

As vagas destinadas ao IBGE foram autorizadas ontem pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A assessoria de imprensa do instituto informou que o contrato já foi homologado e será assinado na semana que vem. A Consulplan, organizadora do concurso, já agendou reunião com o IBGE, na segunda-feira, para a elaboração do edital. Os salários variam entre R$ 803,25 e R$ 4 mil.

Para o cargo de agente de pesquisa e mapeamento, serão oferecidas 4.250 vagas. Para agente de pesquisa por telefone, 132. Ambos exigem nível médio. Outras 18 vão para supervisor de pesquisa por telefone e mais 100, para agente de coleta regional. As duas funções têm nível superior como requisito. A taxa de inscrição custará entre R$ 20 e R$ 100. O contrato valerá por dois anos, sendo renovado mês a mês.

O concurso do BRB tem chances para dois cargos, de analista de tecnologia da informação (10 vagas) e escriturário (100). Os salários variam entre R$ 1.680 e R$ 8.013. Do total, 20 oportunidades são destinadas a deficientes. O certame também formará cadastro de reserva para advogado, assistente social, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, psicólogo, auxiliar de enfermagem e técnico de segurança no trabalho.

Os interessados podem fazer a inscrição no site www.cespe.unb.br entre 15 de julho e 5 de agosto. As taxas de participação variam de acordo com o cargo pretendido, entre R$ 40 e R$ 110. A previsão é de que a prova objetiva seja aplicada em 2 de outubro. Os candidatos a cargos de nível superior farão, ainda, prova discursiva.

Jornalistas
A EBC lançou três editais. No primeiro, são oferecidas 391 vagas e cadastro de reserva para analistas e técnicos. Os cargos são: analista de empresa de comunicação pública, técnico de operações de empresa de comunicação pública, técnico de produção e manutenção de empresa de comunicação pública e técnico de área de administração de empresa de comunicação pública. Para jornalistas, são 119 chances e cadastro de reserva no segundo edital, com remuneração inicial de R$ 2.843. Outras 27 vagas e cadastro de reserva são destinadas a gestores de atividade jornalística de empresa de comunicação pública, detalhadas no terceiro edital. Os salários variam entre R$ 1.698 e R$ 5.803.

Há também a previsão de que o concurso, com 1.239 vagas, para Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) saia ainda este ano. Ontem, a Câmara dos Deputados aprovou a criação dos cargos — 400 de diplomata e 893 de oficial de chancelaria. Para ser colocada em prática, a medida ainda passará pela análise de três comissões da Casa. A previsão é que os aprovados sejam convocados gradualmente, conforme a necessidade do órgão. O salário inicial é um dos atrativos das profissões e varia entre R$ 5 mil e R$ 12,9 mil.

A proposta prevê, também, a transformação de 346 cargos de assistente de chancelaria em 172 de oficiais — o número já está incluído no total de 893. Desde que haja previsão orçamentária, o preenchimento das vagas obedecerá a autorização do Ministério do Planejamento.

NOMEAÇÃO DE PROFESSORES
O Governo do Distrito Federal publicou no Diário Oficial de ontem a sanção do Projeto de Lei nº 4.579, que autoriza a nomeação de 1.440 professores de educação básica aprovados em concurso. O impacto das contratações é de R$ 55,3 milhões. O secretário de Administração, Denilson Bento, afirmou, no entanto, que não haverá nenhuma convocação neste ano. O problema está na Lei de Responsabilidade Fiscal. O GDF está próximo do limite prudencial de gastos com o funcionalismo estipulado pela norma e corre o risco de sofrer sanções como a proibição de contratar ou reajustar salários. “Vamos esperar o relatório fiscal do último quadrimestre para saber o que poderemos fazer”, afirmou Bento.

segunda-feira, julho 11, 2011

Abertas Inscrições do Curso Virtual de Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude

11.07.2011


Curso Virtual de Formulação e Gestão de Políticas Públicas de Juventude
 
 
A Quarta edição do Curso Virtual de Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude realizado pela Universidade da Juventude ocorrerá a partir de 01 até 28 de agosto de 2011.
O Curso Virtual de Formulação e Gestão em Políticas Públicas de Juventude visa fortalecer as competências individuais e institucionais dos atores estratégicos envolvidos na formulação, gestão e no controle social de planos, estratégias e programas de juventude, principalmente os gestores e as lideranças jovens relacionadas com as políticas públicas de juventude no Brasil.
O programa acadêmico, coordenado por Alessandro de Leon, está estruturado em 4 módulos de aprendizagem, com a carga horária de 40 horas durante o período de quatro semanas.
A inscrição para esse curso está aberta até o dia 20 de julho de 2011 por meio do site: http://universidadedajuventude.org.br/cursoppj/

GARANTE A SUA VAGA E INSCREVA-SE JÁ!
Informações (81) 9917-3628
Fonte: http://unijuv.org.br/

quinta-feira, julho 07, 2011

Seminário em Meriti debate a implementação de políticas públicas para as mulheres

alt

A Casa da Cultura Baixada realizará no dia oito de julho, às 8h30min, o “Seminário Diálogos Femininos - Mulheres da Baixada Monitorando as Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência”. O evento acontecerá na ABM - Conselho de Entidades Populares. O encontro encerra o projeto “Direitos Humanos da Mulher”, desenvolvido em parceria com a Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de São João de Meriti - SUPPIR Meriti e apoio da SPM – Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. A UNIFEM - ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, já confirmou presença.

 - O projeto teve o objetivo de dialogar com os diversos setores, públicos e privados, que atuam na perspectiva do enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres, especialmente na região da Baixada Fluminense – ressaltou a superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Leila Regina.

O seminário pretende apresentar painéis que propiciem a sensibilização de alguns setores e incentivar a articulação / rearticulação de organismos que combatam a Violência contra as Mulheres, se utilizando de dois temas. “A efetivação”, a eficiência e a eficácia da Implementação da Lei Maria da Penha e do combate da Violência de Gênero na Baixada e “Sociedade Civil”, estratégias de intervenção no âmbito do combate à violência e controle social.

- Apesar dos diversos avanços obtidos com a implantação de órgãos públicos de segurança, a efetivação da Lei Maria da Penha, ainda está longe de ser o ideal. Muitas mulheres em situação de violência, ainda, sofrem caladas. Existe um sentimento de impunidade por causa da reprodução de uma cultura machista que dificulta o atendimento em muitos setores – afirmou a coordenadora do projeto, Ludmila Queiroz.

A ABM - Conselho de Entidades Populares fica na rua Luis Alves Cavalcante, 25 – Vilar dos Teles - São João de Meriti.

Serviço: 
Ludmila Queiroz – Casa da Cultura: (21) 9320-2166 
Leila Regina – SUPPIR Meriti: (21) 8869-5369

Alexsander Fernandes
Assessor de Comunicação da Casa da Cultura
(21)2751-5825

sábado, julho 02, 2011

Governo quer criar programa de empreendedorismo voltado para mulheres

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, vão se reunir nesta segunda-feira (27), no Rio de Janeiro.
Na pauta, a proposta de criação de um programa de apoio ao empreendedorismo, com linhas de crédito e ações específicas na perspectiva da inclusão produtiva e financeira das mulheres.
A ministra vai propor ao presidente do BNDES a criação de programa de apoio às mulheres com ações que vão desde a capacitação em educação financeira do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, da SPM, especialmente para as que vivem nas áreas do entorno de hidrelétricas e projetos de desenvolvimento, com apoio continuado do Fundo Social do BNDES - Geração de Trabalho e Renda.
Iriny Lopes vai discutir, também, o apoio do BNDES a projetos sociais vinculados a temáticas de gênero, como a inclusão nos editais de seleção de projetos do BNDES a complementação de políticas públicas em áreas de população com baixa renda envolvendo microcrédito produtivo para mulheres empreendedoras, desenvolvimento institucional e modernização de gestão não sexistas e sem discriminações, e apoio a projetos na área de saúde, educação e direitos com ênfase no aumento da participação de mulheres.
Inclusão digital
Outro tema na pauta do encontro da ministra Iriny Lopes com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, está o apoio à criação de um programa de trabalho e educação tecnológica para qualificar mão de obra e melhorar a vida das mulheres, especialmente entre a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O programa prevê capacitar as mulheres em tecnologias digitais e instalar estações de trabalho em comunidades periféricas urbanas e rurais para o ensino de informática para donas de casa, agricultoras familiares, artesãs, micro empreendedoras, que poderão oferecer seus produtos pela internet.
Iriny Lopes vai propor, ainda, a criação de linha de financiamento para compra de equipamentos e materiais para os projetos desenvolvidos pelas mulheres empreendedoras, oriundas do Programa Trabalho e Empreendedorismo das Mulheres

IV Conferência Municipal de Assistência Social de Nilópolis

Aconteceu >>>

Conselheiros eleitos para o CMAS (2011-2013)
Nos dias 30 de junho e 1º de julho aconteceu no município de Nilópolis a IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Nesses dois dias foram discutidas propostas que serão enviadas para as Conferências Estadual e Nacional, estiveram presentes várias autoridades do município e do Estado do Rio de Janeiro como a Subsecretária de Estado da Assistência Social e Descentralização da Gestão Nelma de Azeredo. O prefeito Sergio Sessim esteve presente no primeiro dia onde falou da importância das conferências para o município de Nilópolis, o prefeito também empossou os novos Conselheiros do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) 2011-2013.  O segundo dia da Conferência foi marcado por excelentes palestras com a Srª Isabel Lopes Ribeiro (Presidente do COEGEMAS e Secretária Municipal de Assistência Social de Itaguaí), a Srª Helena Ferreira de Lima (Superintendente de Proteção Básica - SEASDH), o Sr. Lidiênio Lima de Menezes (Representante da Controladoria Geral da União) e do Sr. Patrick Ataliba (Representante do Conselho Estadual de Assistência Social). Ao final do dia foram escolhidos os Delegados que representarão o município na Conferência Estadual .

DIA DO BOMBEIRO - 2 DE JULHO

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Povo Brasileiro,
Os Bombeiros do Rio de Janeiro, profissionais trabalhadores, ordeiros e competentes, em respeito à população que sempre defenderam, por vezes com o sacrifício da própria vida, vem a público esclarecer o que tem ocorrido na Corporação e no Governo do Estado e o que levou companheiros e seus familiares a desafiarem os desmandos do Comandante Geral Cel Pedro Marco e do Governador Sérgio Cabral.
Como sabemos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é uma corporação voltada para a preservação de vidas e proteção de Bens da população do Estado do Rio de Janeiro.
Ao longo da sua existência, o CBMERJ sempre se pautou pela hierarquia e disciplina e também pela credibilidade de seus serviços, estando ao lado da população Fluminense em todas as suas aflições e enfrentando com bravura as calamidades naturais que atingem o Estado. São inúmeras as vidas salvas e os bens preservados pelos profissionais do Corpo de Bombeiros, que a população chama carinhosamente de Heróis. Ao nos formarmos, juramos defender a população com o Sacrifício da nossa própria vida e assim temos feito ao longo desses 155 anos de existência.
A Corporação recolhe cadáveres, combate os mosquitos da dengue, atua nas UPAS, guarnece o sambódromo no carnaval e atua no Rock in Rio (sem remuneração extra, embora o evento seja cobrado ao público), além de exercer as suas funções de salvamentos e combate à incêndio, recebendo um dos PIORES SALÁRIOS pagos pela categoria no Brasil (tabela ao Final).
O reequipamento da Corporação não é mérito do Governador, mas sim da população do Estado do Rio de Janeiro que paga a taxa de incêndio e que, ainda assim, não sabe que os recursos não são totalmente destinados à Corporação.
A Ira do Sr. Sérgio Cabral, com os Bombeiros, vem de 2009, quando foi vaiado pela Corporação durante o lançamento da Campanha “Cultura Antidengue” no ginásio do Maracanãzinho e desde então tem discriminado os Bombeiros militares, sejam nas gratificações (usando seu poder de discricionariedade) seja nas condições de trabalho (vocês viram alguma homenagem aos heróis que morreram na calamidade da Região Serrana?)
Agora, a população do Estado do Rio de Janeiro, assiste a sua Corporação de heróis ser aviltada e achincalhada pelas atitudes ditatoriais do Governador Sérgio Cabral que culminou com os manifestantes adentrando o Quartel Central da Corporação, no ultimo dia 03, para serem ouvidos pelo seu Comandante Geral, que omisso, serviu de “pau mandado” do governador Sérgio Cabral e ignorou os clamores de sua Tropa, nem comparecendo ao local.
O Governador Sérgio Cabral, adotando os melhores recursos da DITADURA, mandou o BOPE invadir com tiros e bombas o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, ferindo militares honestos, mulheres e crianças indefesas. Atitude inadmissível em um Estado democrático de Direito!
Porque o Comandante Geral do CBMERJ, Cel Pedro Marco, não tomou as medidas necessárias para a retirada de seus militares do pátio do Quartel Central? Estavam todos desarmados e com seus familiares. Não era necessário o uso da força e sim do diálogo. Os Bombeiros são pacíficos por natureza.
O Governador nunca gostou da Corporação. Nomeou para Secretário o Ex médico do CBMERJ Sérgio Côrtes, um homem que deixou a Corporação por não concordar com os baixos salários e a carga de trabalho excessiva e agora nada faz para ajudar a Corporação, apenas integra os desmandos administrativos e superfaturados do Governo do Estado na área da saúde.
Assistimos perplexos ao Comandante Geral da PMERJ usurpar o Comando do CBMERJ e se dirigir, dentro do quartel dos Bombeiros, à tropa de profissionais honestos como se bandidos fossem.
Nossos militares foram presos e conduzidos aos quartéis da PMERJ como criminosos apenas por reivindicar dignidade profissional!
Se nossos companheiros erraram ao ADENTRAR a SUA SEGUNDA MORADA, o Governador foi CRIMINOSO e DITATORIAL ao ordenar a invasão do Quartel Central dos Bombeiros pelo BOPE com uso de FORÇA, TIROS E BOMBAS, como se ali fosse uma antro de criminosos e não de profissionais que arriscam a sua vida pela população, CAUSANDO FERIMENTO EM MULHERES E CRIANÇAS e obrigando a nossos companheiros ao confronto.
AJUDEM AQUELES QUE SEMPRE O SOCORRERAM!!!
NUNCA DEIXAMOS DE ATENDER E SOCORRER A POPULAÇÃO!
MOSTRE A SUA INDIGNAÇÃO POR ESSE ATO VIOLENTO E DITATORIAL DO GOVERNADOR SERGIO CABRAL!!!
MOSTRE O SEU APOIO AOS BOMBEIROS!
ENVIEM  ESSA  CARTA  PARA TODOS OS SEUS AMIGOS.
ACOMPANHEM E APOIEM O NOSSO MOVIMENTO PELO SITE http://www.sosguardavidas.com  
  SALÁRIOS BRUTOS NO BRASIL:

01º - Brasília - R$ 4.129.73
02º - Sergipe – R$ 3.012.00
03º - Goiás – R$ 2.722.00
04º - Mato Grosso do Sul – R$ 2.176.00
05º – São Paulo – R$ 2.170.00
06º – Paraná – R$ 2.128,00 1
07º - Amapá – R$ 2.070.00
08º – Minas Gerais - R$ 2.041.00
09º - Maranhão– R$ 2.037.39
10º – Bahia – inicial - R$ 1.927.00
11º - Alagoas - R$ 1.818.56
12º - Rio Grande do Norte – R$ 1.815.00
13º - Espírito Santo – R$ 1.801.14
14º - Mato Grosso – R$ 1.779.00
15º - Santa Catarina – R$ 1.600.00
16º - Tocantins – R$ 1.572.00
17º - Amazonas – R$ 1.546.00
18º - Ceará – R$ 1.529,00
19º - Roraima – R$ 1.526.91
20º - Piauí – R$ 1.372.00
21º - Pernambuco – R$ 1.331.00
22º - Acre – R$ 1.299.81
23º - Paraíba – R$ 1.297.88
24º - Rondônia – R$ 1.251.00
25º - Pará – R$ 1.215,00
26º - Rio Grande do Sul – R$ 1.172.00
27º - Rio de Janeiro - R$ 1.031,38 (SEM VALE TRANSPORTE)

O RIO DE JANEIRO é o Estado que mais recebe investimentos no Brasil, é o 2º que mais arrecada impostos.
Pretende Sediar o Rock in Rio, as Olimpíadas militares, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.